domingo, 27 de março de 2011

DIA INTERNACIONAL DA ÁGUA.

Notícias da semana.

No dia 22/03, Dia Internacional da Água, o Curso de Relações Internacionais da Universidade Católica de Brasília promoveu uma Palestra sobre práticas e iniciativas, públicas e privadas que permitam a sustentabilidade dos recursos naturais , principalmente das matas e da água em suas nascentes, veredas e margens.

Promovida pelo Núcleo de Estudos de Meio Ambiente e Relações Internacionais - Nemari e pelo Núcleo de Simulações Internacionais - Nucsi, a palestra contou com a participação de Harturo Carneiro, já renomado profissional, Bacharel em Relações Internacionais pela UCB, encarregado de negócios da Brasil Mata Viva.

A Brasil Mata Viva, segundo o palestrante, aglutina parceiros produtores e clientes, interessados e necessitados de planos, projetos e iniciativas de preservação e sustentabilidade ambiental; planeja, implementa e acompanha os projetos, tornando-os econômica e socialmente produtivos e rentáveis. Créditos de carbono provenientes de reflorestamento ou desmatamento evitado, geram títulos que podem ser adquiridos e transacionados em Bolsa de Transação e Ativos Ambientais do Brasil, com a chancela de uma instituição internacional de registro de títulos ambientais, a Markit. Assim, os recursos financeiros fluem para os ocupantes da área e sua organização representativa, viabilizando a implementação dos projetos.

Trata-se de um programa que apresenta uma metodologia que une o desenvolvimento necessário da produção e mercado, com a preservação e conservação exigidas para a sustentabilidade da vida no planeta. Foi criado com a finalidade de identificar oportunidades produtivas e de conservação de forma concomitante, aliando o seqüestro de carbono por meio do desmatamento evitado, com a produção sustentável e geração de emprego, renda e aumento da produtividade humana.

Estiveram presentes à palestra, fortemente estimulada pelo Diretor do Curso de Relações Internacionais da UCB, Dr. Wilson Almeida,

em torno de sessenta alunos que participaram vivamente dos debates e questionamentos que se seguiram à palestra.

Também se fizeram presentes os professores Perseu, Romero e Egidio.

Por Breno Augusto