quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Manhã Temática


FOCO RI


O FoCO-RI é um evento criado para fortalecer a área de Relações Internacionais . Este é o objetivo alcançado provocando-se debate entre pesquisadores e estudantes, e promovendo-se um espaço para que órgãos públicos e privados possam do mercado de trabalho e da demanda por profissionais desta área. O evento busca ainda incentivar a aproximação dos vários centros de ensino e pesquisa na área de Relações Internacionais de todo o país, procurando gerar integração entre os estudantes de graduação e pós-graduação. Busca também estimular o fortalecimento de uma cultura de debate, cooperação e produção acadêmica, estimulando sempre discussões que contribuam para o ensino, a pesquisa e a prática profissional da análise das relações internacionais. Considerando o propósito do evento de possibilitar a imersão em debates importantes para um estudante de Relações Internacionais, o projeto propõe uma questão central para discussão: "Governança Global, um desafio para quem?" Ou seja, a quem se dirigem todos esses desafios presentes para a harmonização e a cooperação internacional presentes no âmbito da governança mundial? Assim, através de várias atividades (mesas-redondas, cine-debate, workshop, mini-curso e palestras) procurar-se-á criar um espaço para o debate dos diversos assuntos relacionados à Governança Global. Sendo as mesas-redondas o lugar para o debate de diversas perspectivas sobre os temas (governança global em perspectiva teórico-conceitual, governança global em comércio e finanças e governança global e multiculturalismo), o workshop voltado para o envolvimento do público em se refletir, repensar e estudar a questão da mídia na política internacional, o mini-curso será uma possibilidade de se aprofundar os conhecimentos sobre operações de paz da ONU e a participação brasileira, a vitrine será o lugar de conhecermos possibilidades de emprego para o profissional da área, o cine-debate é uma proposta cultural, crítico-reflexivo sobre o tema da governança ambiental e palestras com nomes interessantes da área.

Informações sobre o III FoCO-RI: Data: 31 de Agosto, 1, 2 e 3 de Setembro Local: UniCEUB (709/909 norte) Inscrições: via site é de 75,00 e via Estande é de 60,00 site: www.focori.com.br

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Brasília participa do “Limpa Brasil”

Brasília assumiu o compromisso de integrar o rol das cidades mundiais mais limpas e conscientes de todo o planeta ao se lançar no desafio de reunir o maior volume por habitante de lixo reciclável do país, durante a campanha Limpa Brasil Lets do it (www.limpabrasil.com), um movimento internacional lançado pela ONU e entidades ambientalistas européias de conscientização ambiental que chega dia 21 de agosto à capital.

Toneladas de lixo são produzidos diariamente em nossa cidade. Muito do que é jogado fora poderia ser reutilizado, reaproveitado ou reciclado.

Mas no Distrito Federal a realidade é outra! A coleta seletiva pode gerar emprego e renda, mas, para que isso aconteça é necessário que a população se engaje e atue com protagonista dessa mudança.

O Limpa Brasil quer iniciar uma parceria com toda a sociedade para realizar, com sucesso, este projeto de conscientização ambiental, que deverádurar 10 anos. O primeiro mutirão está chegando, será dia 21/8, e possibilita a nós, cidadãos, dar mais um passo na transformação e no aproveitamento do que descartamos!

Por isso, mude seus hábitos, bote a mão na massa e participe. Com a ação do movimento Limpa Brasil Let’s Do It, poderemos chamar a atenção para os impactos do consumo desenfreado e do descarte negligente de resíduos sobre a saúde, além da necessidade de preservação dos bens comuns e do meio ambiente.

Você pode escolher ser um agente do movimento, ajudando a espalhar a ideia e participar do dia da ação, mobilizando e recolhendo os resíduos

descartados de forma irregular perto de onde você mora.

Seja parte dessa mudança! Seja voluntário! Inscreva-se já: http://limpabrasil.com/blogs/brasilia/seja-voluntario/

Análise:

Por se tratar de uma questão interna, talvez alguns dos leitores poderão se perguntar qual a ligação dessa notícia com a área internacional. Conforme falava nosso professor de Meio Ambiente e as Relações Internacionais, Genebaldo freire, "não existe nada que represente melhor as relações internacionais quanto a questão do meio ambiente". Esse iniciativa teve início na Estônia e já passou por 20 países, e Brasília agora será sede do evento. Isso representa um chamado à sociedade civil para que abram os olhos a um fator que pulsa na vias de nosso planeta, que é a crise ambiental, que independente de que a agrave, atinge sem delongas a todos. A partir desse tipo de projeto, o levante societal pode ser promovido e um pingo de consciência passado ao voluntários que transmitirão aos seus familiares gerando um ciclo do bem, um ciclo em nome do Planeta, em nome da Vida. São essas iniciativas que tentam em um sufocante mundo que idolatra o modismo, a estagnação do próximo, se abstém da culpa e esquece da essência do viver, do viver com qualidade, do viver coletivo e futuro. Quero com essas poucas palavras convencer de que com união e dedicação um mundo melhor pode ser idealizado para as próximas gerações e poder lembrar com louvor que eu fiz minha parte, independente que o meu vizinho ou até mesmo meu irmão não o faça. Se todos pensassem com esse modo egoísta de viver, talvez nem expectativa de vida teríamos. A questão do lixo já é problema antigo no Brasil, e o que dirá no Mundo, e a partir do momento que as pessoas cuidam do seu resíduo, o próximo não precisará pagar a conta por seu destino malfadado e negligente. o Mundo precisa de mais pró-atividade para as causas ambientais que estão fortemente ligadas a causa social, que influí em fatores econômicos e políticos, demostrando o quão interligado é sua questão.

Pode parecer uma análise de tom filosófico, mas se atentem a mensagem de que um futuro em paz depende de trabalho um minuciosos e específico.

Breno Augusto


Painéis do documentário Lixo Extraordinário expostos ao ar livre em Brasília

As obras do artista plástico brasileiro Vik Muniz, reconhecido por suas experimentações com novas mídias e materiais inusitados, estão expostas em Brasília. Promovida pelo Ministério do Meio Ambiente, a exposição fica ao ar livre ao lado do Museu da República, na Esplanada dos Ministérios, até o dia 30 de junho.

Quem passar pelo local vai poder conferir painéis com sete cenas do filme Lixo Extraordinário, indicado na categoria de melhor documentário ao Oscar de 2011. As figuras gigantes retratadas por Vik são montadas com peças recolhidas do lixo e formam um grande quebra-cabeça que desperta a imaginação.